Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma, prover melhor desempenho e aprimorar nosso site. Coletamos seus dados para oferecer uma navegação personalizada e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
A escalada surgiu no século XIX, na Alemanha. A atividade era utilizada como treino para o montanhismo. Com o tempo, o esporte adquiriu novas técnicas, utilizando equipamentos cada vez mais sofisticados e projetados especialmente para a atividade, proporcionando maior segurança. Os primeiros paredões de escalada artificial sugiram a partir da década de 60. O primeiro campeonato mundial ocorreu na Itália em 1985. Nos dias de hoje a atividade é realizada em momentos de lazer e em competições.
O que é preciso para fazer escalada?
A escalada pode realizada individualmente ou em grupo. O esporte utiliza técnicas e movimentos do montanhismo. Como há o risco iminente de queda, é fundamental a presença de equipamentos de segurança como cordas, mosquetões e outros itens. A modalidade esportiva é a predileta entre amantes de aventura e esportes radicais.
Existem diversas formas de se praticar a escalada. O esporta possui várias modalidades, cada um recomendada para necessidades específicas.
Principais tipos de escaladas Escalada tradicional A escalada tradicional é realizada ao ar livre, utilizando paredes como muro natural, no qual os pontos de apoio são mais espaçados e difíceis. Esse tipo de atividade exige experiência e preparo. Escalada esportiva A escalada esportiva pode ser feita em muros naturais ou artificiais.De forma geral, iniciantes utilizam um parede artificial para começar a praticar a modalidade. Esse tipo de escalada é simples e bastante segura. Escalada indoor A escalada indoor é uma modalidade que cresce cada vez mais no Brasil. Esse tipo de atividade consiste em prática indoor em muros artificiais.
Boulder O bouldering é uma das modalidades da escalada realizada sem equipamentos de segurança. Esse tipo de atividade ocorre sobre rochas a poucos metros do chão. O boulder requer movimentos brusco e exige um bom condicionamento física para ser executado.
Equipamento para escalada é na Nerea!
A Nerea surgiu em 2003 a partir da união de um grupo de amigos apaixonados por montanhismo, esportes radicais e natureza. Em nossa loja virtual você encontra uma ampla variedade de equipamentos para escalada. Somos uma empresa que atua no ramo de esportes de aventura com diversas atividades relacionadas ao emprego de técnicas verticais, como rappel em ambientes naturais e confinados, cursos de resgate em altura, atividades de lazer como tirolesa, escalada, circuito de aventuras e arvorismo, tirolesa. Quer montar uma parede de escalada? Está procurdando agarras para escalada? Pontos de ancoragem para escalada? Ou uma parede de escalada completa? Faça um contato com a equipe técnica da Nerea. Só no Nerea você encontra uma linha completa para o a escalada, com as melhores marcas e material de alta qualidade.
Corda de Escalada, qual comprar? Onde comprar corda de escalada?
Cordas dinâmicas são aquelas usadas durante a prática da escalada. Isso porque possuem grande capacidade de elasticidade, superior a 5%, o que permite absorver o impacto em caso de quedas alguns modelos chegando a até 30% de alogamento Por isso, trabalhadores em altura também as utilizam, como equipamento de segurança e em resgate em altura. Além das cordas dinâmicas, outras duas são também populares: são os casos das estáticas e as semi-estáticas.
Ambas têm índice de elasticidade inferior, mas são extremamente importantes para algumas práticas, como na ação de equipes de salvamento, resgate em altura, equipa de espeleologia. Isso porque elas alongem menos que as dinâmicas.
De um modo geral, não existe corda melhor ou pior, e sim a mais adequada para determinado tipo de uso. Até mesmo entre as cordas dinâmicas há diferenças que devem ser observadas, como por exemplo o diâmetro. Normalmente ee inferior a 9,4 milímetros, elas devem ser usadas em pares, podendo ser dupla ou gêmeas.
Existe poucas modelos de cordas dinâmicas que foge a essa regra: a Beal tem modelo de corda dinâmica que apesar de ter 9.1mm de diâmetro, não é preciso utilizá-la em pares. Mas atenção! O comprador nunca deve adquirir este tipo de material levando em consideração a estética. A escolha deve se pautar pelo tipo de uso, frequência e o lugar que será empregado. Em montanhas, é recomendado um tipo, enquanto que, em solos rochosos, outro.
Como a corda dinâmica é produzida?
Embora com diâmetros distintos, todas as cordas dinâmicas homologadas por certificadoras internacionais são fabricadas com determinados tipos de nylon. Sua composição é constituída de duas partes: A primeira é a interna, conhecida como alma, fabricada com cerca de 15 pequenas cordas, podendo variar conforme a grossura. A parte externa é conhecida como capa, fabricada com material mais resistente à tração. Algumas são, ainda, fabricadas para serem resistentes à ambientes úmidos e/ou extremamente frios. Também é preciso ficar atento à marca das cordas.
Como são ferramentas que garantem a segurança e minimiza os riscos de acidentes, elas devem ser fabricadas por empresas consolidadas. Na loja virtual Nerea, referência em esportes de aventura, são vendidas cordas de diversas marcas destacadas no mercado, como a Beal, Maxim Ropes e Cousin Trestec. Confira alguns lançamentos acessando nossa categoria de cordas de escalada.
Adquira agora mesmo seu equipamento para escalada no Nerea!